O TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) é uma proposta
teórica e/ou teoria que surgiu em consonância com as ideias de Shulman (1989) sobre a
concepção do Pedagogical Content Knowledge (PCK) ou Conhecimento Pedagógico do
Conteúdo, útil para o entendimento do uso da tecnologia na formação contínua de
professores, e que preconiza, basicamente, a confluência do conhecimento pedagógico e
do conhecimento do conteúdo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CETEC
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Componente: Informática Aplicada à Educação
Professor: Adilson Gomes
A teoria supramencionada, desenvolvida por Koehler e Mishra (2006) busca
compreender a capacidade, isto é, as potencialidades e
os problemas relacionados à utilização de ferramentas digitais/tecnológicas no processo
de ensino-aprendizagem.
Para Koehler e Mishra (2008), o TPACK é a base de um ensino eficaz, que
agregam tecnologias e propiciam melhores condições nas atividades curriculares.
O TPACK tem muito a oferecer nas discussões, tanto teóricas e pedagógicas,
quanto metodológicas.
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