TPACK, termo internacional que significa “Technological Pedagogical Content
Knowledge”, traduzido como “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico” é
entendido como um modelo bastante elucidativo da ação docente, no que se refere às
decisões acerca da utilização de tecnologias nas práticas pedagógicas ou ainda como
orientador da formação inicial e continuada de professores.
Como sugere Coutinho (2011) o uso das tecnologias em sala de aula é
“multifacetada”. Dessa forma, o TPACK é visto como a grande capacidade de
aperfeiçoamento do desenvolvimento de conteúdos, atrelado a conhecimentos didáticos,
sendo assessorado pelos conhecimentos e utilização de ferramentas tecnológicas.
O esquema a seguir, enfatiza as conexões que são estabelecidas entre tecnologia
pedagogia e conteúdo. Utilizado para delinear e apresentar de forma concisa o que
afirma os autores sobre o TPACK.
Expressamente, o TPACK demonstra a união entre pedagogia, tecnologia e
conteúdo de forma a estimular, e consequentemente potenciar a utilização das TIC’s nas
aulas para que os alunos possam enriquecer os seus conhecimentos.
Especialistas em educação afirmam que “fenômenos educacionais não
acontecem separadamente”, sendo assim, há uma convergência entre os componentes do
referido modelo, e é justamente a compreensão desse cruzamento que viabiliza a análise
das mudanças das competências docentes.
Em síntese, a convergência e/ou integração dos três componentes (PCK, TCK e
TPK) formando o TPCK ou TPACK se refere ao conhecimento de como coordenar a
aplicação de atividades utilizando as TIC’s para facilitar aprendizado do estudante.
Mishra, Koehler e Kereluik (2009) ainda destacam o TPACK como apoio para
orientar as decisões dos professores, ao planejarem suas práticas com tecnologias
educacionais.
definicoaes para a sigla tpack
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