segunda-feira, 14 de agosto de 2017
A correlação entre “TPACK” e “TIC’s”
A inserção tanto das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) quanto
do TPACK no processo de ensino-aprendizagem é algo relativamente novo, levando-se
em consideração as alterações e/ou mudanças que são provocadas na forma de ensino,
pelas tecnologias, essas que possibilitam um efetivo melhoramento no processo citado.
“A introdução de novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem
provoca mais alterações que apenas a alteração das ferramentas utilizadas”.
(HARRIS, MISHRA & KOEHLER, 2007).
As TIC’s juntamente com o TPACK, são utilizadas, como mencionado
anteriormente, para fortalecer e intensificar a aprendizagem. Para Sampaio e Coutinho
(2012) o TPACK “impõe ao professor uma compreensão das técnicas pedagógicas que
possibilitam que as tecnologias sejam usadas para a construção do saber por parte do
aluno e não apenas como um apoio para ensinar”.
Como afirma a SEED (2009), a inserção desses recursos tecnológicos na escola
não é garantia de uma transformação efetiva e qualitativa nas práticas pedagógicas, mas
pode provocar profundas transformações na realidade educacional, desde que seu uso
seja adequado com uma prática que propicie a construção de conhecimento e não a sua
mera transmissão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário