segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A correlação entre “TPACK” e “TIC’s”

A inserção tanto das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) quanto do TPACK no processo de ensino-aprendizagem é algo relativamente novo, levando-se em consideração as alterações e/ou mudanças que são provocadas na forma de ensino, pelas tecnologias, essas que possibilitam um efetivo melhoramento no processo citado. “A introdução de novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem provoca mais alterações que apenas a alteração das ferramentas utilizadas”. (HARRIS, MISHRA & KOEHLER, 2007). As TIC’s juntamente com o TPACK, são utilizadas, como mencionado anteriormente, para fortalecer e intensificar a aprendizagem. Para Sampaio e Coutinho (2012) o TPACK “impõe ao professor uma compreensão das técnicas pedagógicas que possibilitam que as tecnologias sejam usadas para a construção do saber por parte do aluno e não apenas como um apoio para ensinar”. Como afirma a SEED (2009), a inserção desses recursos tecnológicos na escola não é garantia de uma transformação efetiva e qualitativa nas práticas pedagógicas, mas pode provocar profundas transformações na realidade educacional, desde que seu uso seja adequado com uma prática que propicie a construção de conhecimento e não a sua mera transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário